VW Golf Variant


Pelo segundo ano consecutivo, o VW Golf Variant foi eleito o melhor carro para frotas, pela LeasePlan (Gestora de Frotas). O VW Golf Variant BlueMotion Confortline 1.6 TDI destacou-se dos restantes veículos pela sensação de segurança e pela representatividade na frota LeasePlan e no mercado. Dentro da categoria de “Pequeno Familiar” para além do VW Golf Variant estava o Renault Megane Sport Tourer 1.5 dCi e o Seat Leon ST Style Ecomotive 1.6 TDI.


A VW anunciou-o como o melhor Golf de sempre e, já lá vão sete gerações. Tem como pontos fortes o baixo consumo, o espaço e a segurança.

Recentemente a versão Bluemotion recebeu o motor 1.6 TDI de 110 cv, caixa de seis velocidades e suspensão mais baixa em 15 mm.

O habitáculo é bastante espaçoso e com compartimentos espaçosos, nas portas, porta-luvas, por baixo do volante, no braço entre os bancos, na consola central com tampa deslizante, compartimento para os óculos junto ao retrovisor e por baixo de cada banco tem ainda uma gaveta. A bagageira conta com uns generosos 605 litros, com possibilidade de rebater os bancos a partir da traseira e a chapeleira pode ser rebatida em duas partes.

Tem bons acabamentos com bons materiais e alguns equipamentos de série.

Segundo o site da marca tem preços a partir 26.376,20 € para o 1.2 TSI 105cv Confortline até 40.882,94 € para o 2.0 TDI 150cv DSG Highline. Já o 1.6 TDI BlueMotion 110cv Trendline fica-se pelos 27.970,61 €.

Assim o nível de equipamento Trendline do BlueMotion trás apenas de série o "ParkPilot", Pneus 195/65 R15, Apoio de Braço Dianteiro, Rádio "Composition Colour", Display multifuncional/computador de bordo "Medium" e Volante multifunções em couro.

Já o Confortline por 29.570,89 € acrescenta o Ar condicionado automático "Climatronic", Rádio "Composition Media", Bancos dianteiros com regulação em altura, Sistema de ajuda ao estacionamento, Barras tejadilho cromadas, Faróis de Nevoeiro e Pacote "Lights & Vision".

Nos opcionais fica inúmeros equipamentos como vidros escurecidos, o computador de bordo “Colour”, faróis Xénon com luzes diurnas LED, sensor/assistente de luzes, alarme, assistente faixa de rodagem, sistema de navegação, tecto panorâmico, câmara traseira, entre muitos outros.

Quem já o experimentou considera o motor um pouco “preguiçoso”, mesmo sendo um 1.6 TDI deveria ter uma resposta um pouco melhor logo às 1500 rpm. Sou da mesma opinião deste motor montado no Seat, por isso não deve ser defeito mas feitio.

Para uma resposta mais pronta faz-nos andar sempre em regimes perto das 2000 rpm o que prejudica as médias.

Esta versão promete acelerar dos 0 aos 100 km/h em 11 segundos e um consumo combinado de 3,3 L/100km com emissões de CO2 de 87g/km.

Continua a ser uma óptima carrinha, completa com algum equipamento de série e, rainha nas vendas. No entanto, pessoalmente, o design demasiado contemporâneo continua a não me seduzir.


Os principais rivais são: Renault Mégane ST, Seat Leon ST, Peugeot 308 SW, Skoda Octavia Break, Opel Astra ST e Honda Civic Tourer.


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