Problema de Homens #2


No seguimento do artigo “Problemas de Homem”, ocorreu-me outro assunto que embora tenha sido divulgado recentemente não custa ir relembrando. Até porque estas questões ainda são pouco faladas e pouco se recorre aos médicos, talvez por desconhecimento ou vergonha.

Presumo que ainda se lembrem do desafio com o balde de água gelada (Ice Bucket Challenge), depois desse surgiu um outro direccionado para o sexo masculino.

A ideia dessa campanha era sensibilizar os homens para o cancro dos testículos, que pode ser detectado através do auto-exame em casa. Bastando para isso sentir os testículos, na procura de algo fora do normal.

A organização «Check One Two» pedia aos homens que publicassem uma foto a segurar nos “ditos cujos” acompanhada da hashtag #FeelingNuts, apenas para sensibilizar os homens a fazerem o auto-exame de vez quando, sem qualquer objectivo de doações monetárias.

Foram inúmeras as celebridades que a aderiram ao chamado, sendo Nick Jonas dos Jonas Brother um dos aderentes. Foto em cima.

Na procura de informação para este artigo, encontrei diversa informação para o auto-exame, que não nos custa nada fazer.

É aconselhado a ser feito durante ou após o banho, pois a água quente ajuda no relaxamento facilitando a palpação e detecção de possíveis endurecimentos.

O que verificar?
  • Alteração do tamanho;
  • Sensação de peso no escroto;
  • Dor imprecisa no abdómen inferior ou virilha;
  • Derrame de líquido no escroto;
  • Dor ou desconforto no testículo ou escroto.

Como verificar?
  1. De pé verificar a existência de alteração em alto-relevo da pele do escroto;
  2. Examina cada testículo com as duas mãos, coloca-o entre os dedos indicador, médio e o polegar e mexe-o entre os dedos. Não deverás sentir qualquer dor ao fazê-lo e não te assustes se um dos testículos parecer ligeiramente maior que o outro, isso é normal.
  3. Para não confundirmos o epidídimo com uma massa suspeita, é preciso encontrar este pequeno canal localizado atrás do testículo e que conduz o esperma.
Não esquecer que o cancro testicular surge sem qualquer dor ou sintoma, é necessário a verificação constante.

Este tipo de cancro é mais frequente nos jovens com idades entre os 15 e 35 anos ou numa idade mais avançada a partir dos 65 anos. Sendo maioritariamente uma doença do homem mais jovem. O diagnóstico precoce é fundamental embora menos de 20% o faça.

Caso detectemos algum nódulo, alteração de tamanho, forma ou consistência dos testículos, devemos procurar um urologista, o mais breve possível.

O canal de televisão britânico Channel 4, de modo a sensibilizar para a importância do auto-exame, convidou seis jogadores de rugby a deixaram a vergonha de lado e ficarem nus no programa. A câmara filmou de perto cada um a fazer o auto-exame, enquanto o médico explicava a sua importância.

Para quem quiser ver…





Partilhar no Google+

Sobre Bruno

    Comentários no Blog
    Comentários no Facebook

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado, por participares!