O Circuito de Nurburgring tem uma nova Rainha


A edição de 2015 do Festival de Worthesee, onde estão presentes as várias marcas do Grupo Volkswagen, teve este ano a Seat Leon ST Cupra em grande destaque.

Isto porque o piloto e embaixador da Seat, Jordi Gené, conseguiu realizar uma volta no “Inferno Verde”, ou seja no exigente traçado de Nürburgring Nordschleife, em apenas 7 minutos e 58 segundos, o que a torna a carrinha mais rápida nesse percurso.

A anterior detentora do título era a Audi RS4 Avant, com um motor V8 4200cm3 e 420cv, que tinha completado uma volta em 2006 em 8 minutos e 9 segundos.

Assim a Seat Leon ST Cupra com um motor 2.0 TSI e 280 cv conseguiu completar uma volta em menos 11 segundos que a rival e ainda em milésimas de segundo a menos que a versão 3 portas do Leon Cupra. Isto porque, segundo o piloto, apesar de ter mais 45kg e mais 27cm de comprimento, nas curvas mais rápidas o eixo traseiro é mais previsível e progressivo, sendo que a velocidade de ponta é superior dado que a aerodinâmica da carrinha é melhor.

No próximo artigo darei destaque à Seat Leon ST Cupra. É já amanhã!


Para quem não conhece, Nürburgring é o nome de um autódromo na cidade de Nürburg, próximo à Colônia e Frankfurt, na Alemanha.

Inaugurado em 1927 é vulgarmente chamado de Inferno Verde, desde que em 1960, Jackie Stewart o apelidou de Green Hell. Talvez por se tratar de um traçado bastante perigoso e localizado numa área de floresta.

A sua extensão inicial era de 28 km e posteriormente foi criado um novo traçado com 22 km, que chegou a ser utilizado pela Fórmula 1.

O traçado bastante perigoso em conjunto com a sua enorme extensão, dificultava o socorro em caso de acidente, o que o tornou num dos circuitos com mais acidentes fatais .


Actualmente tem um outro traçado de 5,1 km, contudo o traçado de 22 km permanece e até pode ser utilizado nos "Track days" para quem quiser acelerar com o seu próprio carro. 

Nos dias aberto ao público basta carregar o RingCard com o número de voltas que se quer dar e entrar (o último valor que conheci era perto de 30€ por volta). Ou então podemos optar por alugar um carro de competição ou ainda comprar uma experiência pilotada por um piloto profissional. É à vontade do freguês. 




Video Seat Leon ST Cupra


Video Seat Leon SC Cupra - 2014
Partilhar no Google+

Sobre Bruno

    Comentários no Blog
    Comentários no Facebook

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado, por participares!